As dores do corpo segundo a visão emocional
- Posted by Valeria Baldan
- On 15 de setembro de 2020
- 0 Comments
- dor crônica, microfisioterapia, psych-k
As principais queixas de dores físicas estão relacionadas às articulações e aos músculos. A abordagem mais tradicional, trata o sintoma, ou seja, se há uma inflamação, utiliza medicamento anti-inflamatórios e recomenda várias sessões de fisioterapia.
Existem terapias cujo enfoque é a causa das dores. Essas técnicas partem do pressuposto que fatores emocionais podem causar inflamações musculares, alergias e outros sintomas.
Aqui no Instituto Sohma, quando se trata de dores musculares e articulares, trabalhamos com a combinação da desses dois universos. Acreditamos a integração dos tratamentos proporciona o melhor para nossos pacientes.
Umas das técnicas utilizadas são o Sohier, além da Microfisioterapia e a Leitura Biológica, entre outras.
Nas Terapias Integrativas como a Leitura Biológica e a Microfisioterapia, vamos buscar a causa, ou seja, o que pode ter causado essa inflamação. Na origem embrionária, essas partes do corpo vem do tecido mesoderma novo, que é um tecido de sustentação do nosso corpo e que forma, além dos músculos e articulações, os ligamentos, as cartilagens, veias e artérias.
Nas leis biológicas, esses tecidos são afetados quando passamos por alguma situação que é vinculado a uma emoção de impotência, incapacidade ou desvalorização, ou seja, quando alguém se submete a alguma situação que não quer ou é forçado a fazer algo que não deseja.
Veja alguns exemplos clínicos das principais dores que chegam até mim.
Dor lombar:
Esta área da coluna pode estar relacionada a alguma situação que a pessoa vivenciou e teve que ser submissa, talvez a alguém da família, ao parceiro (a), ao chefe, a alguma ordem que não queria cumprir. Às vezes encontramos situações onde a pessoa não pôde dar a vida dela o rumo ou direção que gostaria. Já atendi uma pessoa que a origem da dor lombar era devido a um assédio moral que ela havia sofrido no trabalho, e quando fizemos a sessão de Microfisioterapia, a dor lombar desapareceu.
Dor cervical:
As primeiras vértebras podem estar associadas a uma desvalorização intelectual, ou seja, pessoas que se acham incapazes de fazer seu trabalho ou que são muito criticadas nos estudos ou na profissão.
Nas vértebras inferiores, podemos encontrar a situação de submissão, algo que a pessoa gostaria de se livrar, mas não consegue. Talvez se submeter a um casamento que não quer mais, mas fica por conta dos filhos, ou um emprego que não gosta e fica até arrumar outro.
Dores nos joelhos:
Essas dores geralmente podem estar relacionadas a alguma situação ligada as aptidões físicas. Aqueles que gostam muito de praticar uma atividade, como tênis, corrida, ou futebol… e às vezes ficam um tempo sem treinar, e quando voltam a praticar o esporte que gostam, os joelhos começam a doer. Então entra nessa sensação de impotência em praticar a atividade com o mesmo desempenho de antes.
Outra possibilidade que pode causar a dor, és conotação de ter que ceder a alguma situação que não consegue aceitar. Na prática dos esportes pode ser talvez, a imposição da disciplina ou dos treinos puxados, aonde os atletas têm dificuldade de aceitar essas imposições. Pode ser ainda uma situação aonde a pessoa fica dividida entre dois caminhos, que não conseguir escolher entre duas propostas de trabalho, ou dos relacionamentos, não sabe qual o caminho deseja seguir.
Vale dizer aqui que tudo que estamos falando são apenas algumas possibilidades, cada pessoa é única e deve ser olhada de forma diferencial. Podem existir inúmeras outras possibilidades a estes sintomas, tudo vai depender da história de cada pessoa é da sua percepção em relação ao que foi vivenciado. Para isso fazemos na consulta uma avaliação detalhava profissional, a fim de obter um diagnóstico mais preciso.
0 Comments